As torres no Cais Mauá


Algumas pessoas com quem falei recentemente, se mostraram reticentes com as torres que serão construídas em frente à Rodoviária, como parte do projeto de Revitalização do Cais Mauá.

Existem inclusive blogs que se opõe violentamente a isso, defendendo Porto Alegre contra um muro de grandes prédios que iriam ocultar o Guaiba.

Evidentemente ninguém é a favor de uma cortina de torres naquele local e na verdade seria impossível isso acontecer. Não somente pela regulamentação municipal que impediria qualquer tentativa e mesmo porque não haveria lugar para essas construções.

Mas um ou dois prédios altos, modernos, entre tantos prédios feiosos que encontramos naquela região, poderiam ajudar na imagem de Porto Alegre. Morei alguns anos em Barcelona até recentemente e lá existem prédios altos (torres) ao lado do mar e embora houvesse na época da construção vozes contrárias, hoje em dia essas torres fazem parte da identidade de Barcelona.

Tanto fazem que estão no início de um famoso video oficial de divulgação da cidade, que se pode ver abaixo:

Vídeo oficial de divulgação de Barcelona

É claro que minha intenção aqui não é comparar Porto Alegre e Barcelona, há uma enorme diferença. Mas não devemos esquecer que Barcelona não era tão conhecida antes dos Jogos Olímpicos de 92. E exatamente foi a oportunidade desse grande evento esportivo que possibilitou a revitalização do Port Vell, o velho porto da cidade, que hoje atrai milhões de pessoas por ano (sim, são milhões, não milhares, mais exatamente 16 milhões!).

A Copa do Mundo em 2014 é uma oportunidade para concretizar essa revitalização. É verdade, como dizem alguns críticos do projeto, que no princípio não havia uma conexão entre a revitalização do Cais e a Copa. Mas é verdade porque faz tanto tempo que se tenta viabilizar a revitalização que nem mesmo se imaginava que haveria uma Copa no Brasil. E é verdade também porque foi tão dificil esse projeto sair, houve tantas protelações, que acabaram por fazer coincidir projeto e Copa do Mundo.

Mas a realidade atual, o cenário atual, é que temos a oportunidade de tentar pelo menos que na Copa aqui em Porto Alegre tenhamos ao menos algo melhor para mostrar. Uma segunda crítica que é feita é que com todos os prazos que devem ser levados em consideração, a obra não estaria 100% terminada em 2014. É possível, mas mesmo assim alguma coisa estará pronta, menos mal… a outra opção seria não ter nada pronto. Eu acho que as obras deviam ter um organograma que permitisse que pelo menos a área do Cais já estivesse 100% pronta e o centro comercial parcialmente pronto e utilizável. As torres poderiam ser terminadas após o término da Copa, caso não fosse possível antes. Não ter 100% pronto não significa não ter nada pronto em 2014. É uma questão de decidir as prioridades, o que seria feito em um ritmo mais rápido e o que em um ritmo mais lento. Quanto mais cedo se disponibilizasse partes do espaço para a população melhor e eu pensaria que já em 2013 uma parte pelo menos dos armazéns já deveriam estar abertos ao público, por causa da Copa das Confederações.

De qualquer forma o mundo não termina depois de 2014. Em 2016 teremos os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. E com a revitalização do Cais Mauá praticamente concluída, Porto Alegre deve se apresentar, porque não, como uma entre as várias opções turísticas no pais. A organização de grandes congressos profissionais, antes e depois dos Jogos Olímpicos, relacionados a esportes e a meios de comunicação, em especial, criaria a a oportunidade para que profissionais de várias partes do mundo viessem a Porto Alegre e aproveitariam para ir ao Rio também, já que estarão aqui na mesma época.

Se se propõe a grandes associações profissionais Porto Alegre como sede de seu congresso latino-americano ou mundial, exatamente no período em que se realizarão os Jogos Olímpicos e por um bom preço, sem dúvida conseguiremos algumas boas oportunidades.

Devemos estar na vitrine como opção de grandes congressos e eventos internacionais, e uma vitrine com um Cais Mauá revitalizado, é uma vitrine muito melhor. Até 2016 a revitalização do Cais Mauá será um incentivo para melhorias em outras zonas da cidade, especialmente o Centro Histórico. Será essa nova cidade, mais bonita, que poderá atrair mais turismo, mais investimentos, levando a uma melhora de vida da nossa população, que é o que todos queremos.

Apenas para comparar, vejam nessa animação virtual as torres que serão contruídas em frente ao mar no Complexo Turístico e Cultural Recife-Olinda. Esse projeto é prioritário do atual governador Eduardo Campos (PSB), que foi reeleito como 83% dos votos em 2010 e que é um dos inspiradores para o novo governo de Tarso Genro:

Anúncios

Sobre Jorge Piqué

Fundador de UrbsNova Porto Alegre - Barcelona.
Esse post foi publicado em Revitalização do Cais Mauá e marcado , . Guardar link permanente.

4 respostas para As torres no Cais Mauá

  1. Daniel disse:

    Seria importante, de fato, construir pelo menos duas torres, uma para servir de hotel e outra para escritórios, poderiam até ser inspiradas no Millenium Center, localizado em Manaus. Mas alguma providência com relação àquela “cracolândia” entre a Farrapos e a rodoviária deve ser tomada o mais rápido possível. Poderiam até ser desapropriados aqueles botecos e hotéis clandestinos onde se favorece a prostituição e o tráfico de drogas e usados para ampliar a rede hoteleira regular, pois alguns daqueles prédios antigos até são bastante interessantes e mereceriam um cuidado maior.

    • Jorge Piqué disse:

      Talvez com a valorização dos terrenos em volta isso aconteça naturalmente. Se os preços e aluguéis subirem vão atrair outro tipo de comércio, e com a área sendo ocupada com outro perfir, vai se exigir mais segurança. Mas seria um movimento lento sem dúvida, então algumas medidas para aumentar a segurança seriam necessárias mesmo em volta das torres.

  2. Pingback: Cais Mauá e Fermín Vásquez | Jorge Piqué

  3. Pingback: Comentário a matéria “A Redescoberta do Centro” (Zero-Hora, 20/02/2011) | Jorge Piqué

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s